segunda-feira, 7 de maio de 2012

Post 43 - Gestão - Atribuir culpas X Reconhecer erros

Hoje, 07/05/2012, fazendo minha habitual visualização ao site abola.pt, site português que aborda o futebol local, deparei-me com uma declaração do vice-presidente do Porto, Fernando Póvoas. 

A direção do Benfica, clube rival do Porto, estava fazendo críticas a arbitragem, e quando questionado sobre isto, Fernando disse: "Em Portugal, quando se é incompetente agarra-se às arbitragens." Esta frase provocou-me uma reflexão muito grande, e nesta fiz um comparativo sobre o modelo de gestão praticado em Pernambuco, em que darei ênfase no Náutico.


Antes de tudo, eu concordo que o Náutico foi prejudicado em ambas as partidas da semi-final do Campeonato Pernambucano 2012, e também dou respaldo aos que dizem que se não fossem estes erros poderíamos estar agora disputando a final. Mas, ao invés de atribuir culpas, por que não ver aonde eles (os diretores) estão errando, para que a 8 anos não consigam ter êxito em um campeonato de fraco nível técnico como o de Pernambuco. 

Primeiramente, lhes faço uma pergunta: todos os campeonatos que o Náutico perdeu desde 2004 foram culpa da arbitragem? Não. A culpa é dos diretores, que contratam, sem o mínimo de critério, jogadores que engordam a folha salarial e posteriormente o passivo do clube. Leitores, vocês acham que se tivéssemos um time bom, condizente com a receita do Náutico (que se não pode ser considerada grande em âmbito nacional, é enorme em âmbito regional, e a maior da história do clube) estaríamos hoje classificados? Eu penso que sim, mesmo que a arbitragem errasse da mesma forma. Foi a falta de qualidade técnica dos atacantes, principalmente Léo Santos e Dorielton, que nos fez perder inúmeros gols, e também a tarde ruim que Rodrigo Tiuí teve no jogo de ida. E talvez, se tivéssemos um time qualificado teríamos nos classificado em uma posição melhor do que 4º lugar, uma posição vergonhosa, atrás de dois times de 3ª divisão. 

Será que em todos esses anos os nossos diretores não aprenderam com os erros? Não percebem que estão errando antes mesmo do campeonato começar? Quantos anos vão se passar até que entendam que apostas não darão resultado dentro de campo? É preciso entender que apenas reclamar da arbitragem não é o suficiente. Temos que trabalhar para que, em possíveis erros dos mediadores da partida, tenhamos atletas a altura para superar isto. 


OBS: Eu sou a favor de repreensões a arbitragem quando o árbitro e/ou o(s) bandeirinha(s) erra(m). Dedicarei um post inteiro para falar sobre isso. O que acho errado é apenas reclamar e não reconhecer erros, propor correções e ver que a 8 anos estamos com a metodologia de trabalho errada. O que me preocupa não é o fato de que os resultados não estão acontecendo, e sim o fato de que as mudanças também não. 




OBS 2: Link da entrevista do vice-presidente do Porto, para os interessados: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=330049

Nenhum comentário:

Postar um comentário